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Universitário Brasil
Proposta Pedagógica

 


 

6.2.1      Aspecto Pedagógico do Ensino Fundamental

Princípios Gerais


          Os objetivos propostos para o ensino fundamental dependem de uma prática educativa que tenha como eixo a formação de um cidadão autônomo e participativo.
          Aprender é uma tarefa árdua, na qual se convive o tempo inteiro com o que ainda não é conhecido.Deve haver uma relação  de confiança e respeito mútuo entre professor e aluno. O trabalho educacional inclui intervenções para que os alunos aprendam a respeitar diferenças, a estabelecer vínculos de confiança e uma prática cooperativa e solidária .
          Para o bom desempenho da qualidade educacional tem que haver uma participação conjunta dos profissionais ( orientadores, supervisores, professores polivalentes e especialistas ) tudo um comprometimento com a aprendizagem.

6.2.2      Processo de ensino aprendizagem
 
           O professor será um mediador do conteúdo, o próprio aluno que sentirá  vontade de aprender.                                                                                                                                                   O nosso ambiente escolar é estimulante e favorece a interação, e  para isso, será fundamentada numa proposta de trabalho que tenha característica de processo dinâmicos subjacentes à construção das estruturas cognitivas.
          De acordo com a professora Maria Noelmi de Araújo, em seu artigo “ Aspectos Práticos e teóricos ...in idéias nº 7 pg 26, a construção do conhecimento não é algo que acontece de maneira mágica e mecânica, é um processo, um acontecer-acontecendo, uma interação, educador-criança,educador-mundo. Trata-se justamente de um encontro de saberes de partidas na perspectiva da construção de uma pedagogia. A intervençaão do professor é necessária para fazer a criança refletir sobre suas próprias ações, conseguir explicar os fatos que observa, e, portanto caminhar em direção da construção do conhecimento”.
          Os educadores devem ainda mudar o raciocínio  do “como se aprende” para “ como ensinar”. Não deve ser somente o transmissor do conhecimento, mas, transforma-se em criador de situações estimuladoras para que as crianças, e por si mesma, descubra o conhecimento.

6.3      Metas da escola

             O Colégio Alexandria criará condições para que todos desenvolvam suas condições e capacidades e aprendam os conteúdos necessários para construir instrumentos de compreensão da realidade e de participação em relações sociais, políticas e culturais diversificadas e cada vez mais amplas, condições estas essenciais para o exercício da cidadania na construção da sociedade democrática e não excludente.

by Universitário / COLÉGIO ALEXANDRIA / by Arnaldo Nunes