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Universitário Brasil
Proposta Pedagógica

 


 

 

Metas da escola:

             O Colégio Alexandria criará condições para que todos desenvolvam suas condições e capacidades e aprendam os conteúdos necessários para construir instrumentos de compreensão da realidade e de participação em relações sociais, políticas e culturais diversificadas e cada vez mais amplas, condições estas essenciais para o exercício da cidadania na construção da sociedade democrática e não excludente.

 

  Objetivos da Educação Infantil:

         A educação Infantil visa contemplar a criança e as suas particularidades, cumprindo assim, duas funções indissociáveis a esta etapa: a do cuidar e a do educar, proporcionando assim o desenvolvimento da criança, seus aspectos físicos, psicológicos, cognitivos, cultural e social.

 

 Objetivos do Ensino Fundamental de 9 anos:

          Os objetivos propostos para o ensino fundamental dependem de uma prática educativa que tenha como eixo a formação de um cidadão autônomo e participativo.
          Aprender é uma tarefa árdua, na qual se convive o tempo inteiro com o que ainda não é conhecido. Deve haver uma relação  de confiança e respeito mútuo entre professor e aluno. O trabalho educacional inclui intervenções para que os alunos aprendam a respeitar diferenças, a estabelecer vínculos de confiança e uma prática cooperativa e solidária.
          Para o bom desempenho da qualidade educacional tem que haver uma participação conjunta dos profissionais (orientadores, supervisores, professores  e especialistas) tudo um comprometimento com a aprendizagem.
 

 

 Processo de ensino aprendizagem:

         O professor será um mediador do conteúdo, o próprio aluno que sentirá  vontade de aprender.

 O nosso ambiente escolar é estimulante e favorece a interação, e  para isso, será fundamentada numa proposta de trabalho que tenha característica de processo dinâmico subjacentes à construção das estruturas cognitivas.
         A intervenção do professor é necessária para fazer a criança refletir sobre suas próprias ações, conseguir explicar os fatos que observa, e, portanto caminhar em direção da construção do conhecimento”.
          Os educadores devem ainda mudar o raciocínio  do “como se aprende” para” como ensinar”. Não deve ser somente o transmissor do conhecimento, mas, transforma-se em criador de situações estimuladoras para que as crianças, e por si mesma, descubra o conhecimento.

 

by Universitário / COLÉGIO ALEXANDRIA / by Arnaldo Nunes